San Carlos de Bariloche - Argentina

San Carlos de Bariloche  é dominada pelos Andes, bosques, lagos e rios de espetacular beleza, e se completa pelo excelente serviço hoteleiro e gastronômico.
É a cidade mais importante na região dos lagos, fundada em 1902 às margens do Lago Nahuel Huapi, funcionou como porto de navegação comercial. Na década de 1930 o turismo limitado a alta classe portenha e alguns poucos estrangeiros deu início a atividade principal da cidade. Hoje Bariloche vive pelo turismo, sendo sua economia principal, e cada vez mais se aperfeiçoa no bom gosto concomitante com a preservação da natureza.
Quando visitar: Bariloche pode ser visitada durante todo o ano. Possui quatro estações bem definidas. O verão começa no final de dezembro e termina em março. O outono vai de abril a junho. Começa a temporada de inverno no final de junho até meados de setembro. Após o inverno, a primavera perdura até o final de dezembro, onde se inicia um novo ciclo. Para aqueles que desejam conhecer a neve, agosto é um mês que ainda costuma nevar nas partes baixas e já é considerado período de baixa temporada. E mesmo que já não neve nas partes baixas, ainda tem bastante neve nas montanhas.
 O que comer: O forte da culinária local se baseia no cervo (animal da família dos cervídeos, uma espécie de veado) e a truta, facilmente encontrada no Nahuel Huapi. Por sua difícil localização, nos meses de inverno é mais difícil encontrar frutas e hortaliças frescas, e geralmente a cidade se entrega aos enlatados. O acompanhamento principal das carnes geralmente é a batata.
Onde ficar: Bariloche possui uma vasta rede hoteleira que atende todos os bolsos. É importante reservar com antecedência, principalmente para hospedagem no período do inverno, quando a cidade recebe mais visitantes. Para aqueles que pretendem visitar a cidade por conta própria, aconselho que se hospedem na cidade, próximo ao Centro Cívico e da Rua Bartolomeu Mitre, a principal rua de comércio. Aos que pretendem conhecer Bariloche por intermédio de uma agência de viagens, sugiro os hotéis localizados na rota que segue o Nahuel Huapi. Eu me hospedei no Gran Panamericano, na Avenida Bustilho nº 22.900, aproximados 22 km do centro de Bariloche. Rodeado pela natureza e beleza do lago, próximo a alguns passeios importantes e nevou bastante, diferente da cidade, que não caiu neve durante os dias de minha permanência em agosto. Por sua localização, o hotel dispõe de meia-pensão, com café da manhã e jantar, lareira e bar.
O que fazer: Em Bariloche, são muitas as opções de passeios, desde os mais simples aos mais sofisticados. Você pode passear em trenó puxado por cães da raça São Bernardo pelos bosques da região ou participar de um jantar romântico, com fondue, onde o visitante vai até uma cabana em meio ao bosque, de snowmobile ou quadriciclo. Entre os passeios mais visitados da região, posso destacar: Centro Cívico - localizado no centro da cidade, onde fica a estátua do General Júlio Roca. O Centro Cívico foi projetado em 1940, em estilo andino. Abriga a Secretaria do Turismo, a Polícia local e o Museu da Patagônia. Fica próximo à Rua Bartolomeu Mitre; Catedral Nossa Senhora de Nahuel Huapi - Também próxima ao Centro Cívico, foi projetada pelo arquiteto Alejandro Bustilho e inaugurada em 1946. É um belo edifício neogótico andino, em pedra e madeira e magníficos vitrais. O edifício é em forma de cruz latina com a cabeça orientada para o leste, isso faz diferença nas variações de luz que passam nos seus vitrais ; Cerro Otto - A subida é por meio de teleférico, onde se vê um esplendido panorama da cidade. O turista pode ainda tomar um café na Confeitaria Giratória, enquanto aprecia a paisagem. Este Cerro tem 1.400 metros de altura. No inverno ainda há uma pista onde o visitante pode deslizar.
Cerro Campanário - Subida de 1.050 metros, também conta com confeitaria em seu cume. A vista deste cerro é uma das mais deslumbrantes de toda Bariloche. Se vê a divisa com o Chile. Para se chegar ao topo existe um teleférico com cadeiras duplas. Hotel Resort Llao Llao - O hotel reúne rusticidade e charme, e se tornou cartão postal da cidade. Considerado o mais alto nível de elegância e majestuosidade da Patagônia Argentina. Cerro Catedral e Vila Catedral - O Cerro Catedral é uma montanha situada a 19 km de Bariloche, dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi. Possui mais de 103 km de pistas em 32 meios de elevação, com capacidade horária de 26.700 pessoas. É o maior complexo de ski da América do Sul. Na base há uma vila com um shopping, várias lojas e lugares para almoço ou lanche. No cerro há trenó, snowboard, passeios em motos de neve e quadriciclos. Para alcançar seu cume, há teleféricos e bondinhos, que percorrem os 2.400 metros de altura; Nahuel Huapi - Lago argentino de origem glacial. Se destaca por sua profundidade, onde a máxima alcança 450 metros. Suas águas, suas ilhas e a paisagem ao seu redor o tornam um dos locais de maior atração do sul da Argentina. Bosque dos Arrayanes - Ali encontramos árvores seculares e colorido único que serviram de inspiração à Walt Disney para fazer o desenho Bambi. Isla Victoria - Navega-se por cerca de 40 minutos pelo Nahuel Huapi até a ilha. No percurso o turista pode alimentar as gaivotas com bolachas vendidas no catamaram. A ilha possui paisagem impressionante.


Outras Dicas: 1 - Leve luvas impermeáveis, nada de luvas de lã, pois molham com facilidade; 2 - Prefira utilizar tênis durante os passeios. Leve tênis impermeável, sem tecido ou telas. Não utilize tênis com o solado liso; 3 - Use roupas como segunda pele (principalmente meias calças); 4 - Beba bastante água sem precisar se preocupar em comprar gelada, pois elas gelam dentro de sua mochila; 5 -Nunca esqueça do protetor solar.

4 comentários:

  1. Adorei sua matéria, espero que quando for em Bariloche, possa ver tds as maravilhas que vc viu...xero!!!...

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas pois irei a Bariloche em julho e espero ver todas estas maravilhas.
    Claudina

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas... nas férias estarei lá...

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que vocês foram a muito tempo em Bariloche,mas,gostaria,de saber se no inicio de Dezembro ainda tem como ver neve no chão.obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários ou dúvidas!