Gramado - Rio Grande do Sul

Localizado na Serra Gaúcha, Gramado encanta por sua hospitalidade.
Gramado possui forte influência alemã e italiana e é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do Brasil. Sua receita praticamente vem da atividade turística, e Gramado é sinônimo de atender bem o turista. De todas as viagens que até então pude desfrutar, sem sombras de dúvidas, foi em Gramado que tive o melhor tratamento. Desde o mais simples cidadão até o restaurante mais badalado, a educação de seu povo é o cartão postal mais impressionante de toda a sua estrutura.

Como chegar: As estradas que levam a cidade possuem paisagens belíssimas e vale a pena fazer o trajeto de carro. Para os que chegam na região pelo aeroporto de Porto Alegre, sugiro que alugue um automóvel ali mesmo, uma vez que em Gramado o aluguel sai muito mais caro. Com o automóvel, o turista tem muito mais liberdade e pode apreciar os pontos turísticos que ficam próximos a Gramado, como a cidade de Canela, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves. Se não decidir pelo carro, evite pagar transfer de Porto Alegre até a cidade, sai muito mais em conta viajar de ônibus. A distância entre Porto Alegre e Gramado é de aproximadamente 120 km, com pistas bem sinalizadas e em ótimo estado de conservação.


Onde ficar: Gramado oferece hospedagem de todos os estilos e preços. A cidade é bastante procurada, o que torna importante programar a visita com antecedência. Deixar para última hora em períodos de alta temporada é a certeza de não conseguir se hospedar nem nas cidades de sua proximidade. Eu fiquei no Hotel Encantos do Sul, que fica na Rua João Carniel, nº 567, na estrada que liga Gramado a Canela. O hotel fica distante do centro da cidade, mas próximo a muitos pontos importantes de turismo. Eu recomendo àqueles que irão utilizar o carro próprio ou alugado durante o passeio, pelo aconchego dos quartos, a hospitalidade dos funcionários e pelo delicioso café que servem pela manhã. Segue o site:
http://www.hotelencantosdosul.com.br/home.php

O que comer: Gramado encanta pelas casas especializadas em chocolates artesanais. Os preços costumam ser mais baixos nas lojas localizadas na Avenida das Hortênsias, caminho para Canela. Ali também podemos encontrar os famosos Cafés Coloniais. Muitos restaurantes na cidade são especializados no preparo do fondue. Outro grande atrativo, no meu modo de pensar, é o suco natural de uva. Pode ser encontrado em praticamente todos os estabelecimentos e é uma delícia. A minha dica quanto aos restaurantes é conhecer todos se possível, aproveite a gastronomia com tradição européia.

O que comprar: Em Gramado existe uma variedade enorme de locais que vendem artesanato. Além das variedades de chocolates, o turista pode encontrar lojas especializadas em couro e em casacos de lã. Para quem tiver oportunidade, visitar Nova Petrópolis (36 km de Gramado) significa fazer boas compras de casacos, mas fuja dos outlets que vendem sapatos de marcas famosas a preços nada compensadores.
Lago Negro

O que fazer: Em Gramado há muitas opções de turismo. Seguem algumas opções que o turista não pode deixar de visitar: Os Pórticos nas entradas da Cidade: Construções em estilo bávaro ou normando que recebem os visitantes com boas vindas. Vale do Quilombo: Conhecida como Belvedere, belíssima paisagem que mostra o quanto Gramado é uma cidade especial. Fica na Avenida das Hortênsias, caminho de Canela. A paisagem é muito bela.  Mini Mundo: Uma cidade em miniatura, com réplicas de casas, castelos, igrejas e muito mais. Igreja São Pedro: Localizada no centro da cidade, montada em pedra basáltica. Palácio dos Festivais: Localiza-se ao lado da Igreja São Pedro, sede de exibições do Festival de Cinema de Gramado, bem no centro da cidade, em frente a Rua Coberta. Na época do Natal Luz, costuma ser usado para venda dos ingressos.
Mini Mundo
Rua Coberta: Ótima opção para encontrar restaurantes e fazer compras, também é palco de inúmeras apresentações culturais na cidade, como por exemplo, a "Árvore Cantante". Praça Major Nicoletti: Fica bem no centro da cidade, local para ótimas fotografias e descanso. Prefeitura Municipal: Lindo prédio cartão postal da cidade, vale a pena conferir. 

Igreja São Pedro
Lago Joaquina Rita Bier: Lago com paisagismo belíssimo. Possui pequenas ilhas e é perfeito para caminhadas em suas margens. Lago Negro: Decorado com árvores da Floresta Negra da Alemanha, tornou-se um local de atração tradicional. O visitante pode  passear pelo lago utilizando pedalinhos em forma  de cisnes ou navios piratas. Possui lanchonete e algumas lojas de artesanato em sua proximidade. 
Rua Coberta
Hollywood Dreams Cars: Trata-se de um museu de automóveis antigos. Ali são encontrados automóveis da década de 20, 30, 40, 50, 60, que encantaram o mundo. No museu também ficam em exposição algumas motocicletas.  GramadoZoo: É um novo conceito em zoológico. No GramadoZoo não é utilizado jaulas, no seu lugar o Zoo utiliza vidros blindados e enormes viveiros que conseguem reproduzir o habitat natural das espécies animais ali encontradas. O Zoo consegue fascinar as crianças e os adultos.

Outros passeios próximos: Aguarde próximas postagens com informações de Nova Petrópolis, Canela e Bento Gonçalves.


Natal Luz de Gramado

O Natal Luz de Gramado é a maior comemoração do Natal em território brasileiro. De novembro a janeiro Gramado se transforma numa cidade temática, tempo em que o viajante encontra em cada rua os detalhes de um época mágica. São milhares de luzes, enfeites natalinos e apresentações de diversos corais nas ruas da cidade. Os ingressos dos espetáculos podem ser comprados com antecedência pela internet e são enviados para a residência do comprador ou entregues na véspera das apresentações, nas bilheterias de venda na cidade. Uma vez que os ingressos são enviados para a residência, não estarão disponíveis nas bilheterias, e se o turista esqueceu em casa, terá problemas para assistir as apresentações. Segue o site para aquisição dos ingressos: www.ingresso.com.br.

Principais atrações do Natal Luz:
Nativitaten: Maravilhosa ópera a céu aberto, produzida no Lago Joaquina Rita Biar e suas margens, onde os cantores líricos se posicionam em balsas no lago. Há queima de fogos durante o espetáculo e chamas de fogo saem do chafariz localizado no meio do lago. Conta com a participação de coral que encanta ainda mais o espetáculo.

Grande Desfile de Natal: Grande desfile que conta com a participação de mais de 200 integrantes. O espetáculo conta com som, luzes e muita fantasia. Arca de Noel: Marionetes eletrônicas encantam adultos e crianças. Árvore Cantante: Espetáculo tradicional, coro com vozes que entoam músicas natalinas acompanhadas de bailarinas de sapateado. Show de Acendimento: Todas as noites há cerimônia de acendimento das luzes que enfeitam a cidade. Concertos de Advento: A praça da Igreja São Pedro é palco de espetáculos de vozes e instrumentos musicais. Fantástica Fábrica de Natal: Lindo musical que conta a história de um menino que visita a fábrica de Papai Noel. Trata-se de uma grande produção teatral.



Teatro de Marionetes: Acontece na Vila do Natal, direcionado para as crianças. Contam histórias engraçadas da comunidade de Gramado. Vila de Natal: Muito tradicional, situa-se na Praça das Comunicações. Conta com vários artesãos e ocorrem algumas apresentações no local. Parada de Natal: Pequenos carros alegóricos percorrem as ruas de Gramado numa grande festa, o desfile conta com a participação de ninguém menos que Papai Noel.

Maiores informações: Para maiores informações sobre o Natal Luz, acesse http://www.natalluzdegramado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários ou dúvidas!