Porto de Galinhas - Pernambuco

Uma das grandes maravilhas do Brasil, Pernambuco revela Porto de Galinhas. Ali o homem se integra à natureza, uma perfeita combinação entre essas duas criações de Deus! 

O lugar é paradisíaco, perfeito para umas férias longe da loucura da cidade grande. Palco ideal para aquele romance ou para deixar a criançada se divertir em praias calmas e sem qualquer violência, assim é Porto de Galinhas. Suas águas quentes permitem horas de banho no mar, cercados por uma fauna e flora marinha cujo acessório indispensável da viagem é mesmo o snorker. E este paraíso não revela apenas a natureza, mas ali encontramos valorosos restaurantes e uma infinidade de opções para hospedagem, que nos permitem desfrutar de outros prazeres. Um grande complexo turístico reúne ambiente aconchegante, levando o turista a um mundo de sonho, ideal ao relaxamento e à privacidade.
A praia de Porto de Galinhas se localiza no município de Ipojuca, aproximadamente 65 km ao sul do Recife. A temperatura média de suas águas é de 28 graus centígrados. São aproximadamente 18 km de praias no município de Ipojuca: Camboa, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

História: O que contam os nativos da região é que o nome Porto de Galinhas surgiu numa época em que a então praia de "Porto Rico" (1850) era ponto de partida do pau-brasil para a Europa. Com a proibição do comércio escravo no Brasil, muitos ainda insistiam no contrabando humano devido ao alto ganho financeiro. Os escravos eram trazidos em porões nos navios, e os traficantes traziam galinhas d´angolas (comida preferida da corte) sobre o porão. Assim criaram uma senha para a chegada dos escravos: "chegou galinha nova no porto". E assim surgiu o nome Porto de Galinhas.

Flora e Fauna: O balneário oferece ao turista muito contato com os animais e as frutas da região. A área é refúgio de grande variedade de espécies animais. O caju é facilmente encontrado, pois compõe a paisagem natural e utilizado pelos restaurantes locais. O coco é preservado nos costumes locais, na cozinha e no artesanato. De setembro a março as tartarugas marinhas fazem a desova em suas praias. Verdadeiro paraíso para os amantes do mergulho, o litoral presenteia os turistas, uma infinidade de animais marinhos podem ser encontrados sem mesmo precisar ir a alto mar. Mas em Porto há muitas lojas especializadas em locação de equipamentos profissionais e, mesmo os mais leigos no assunto podem mergulhar acompanhados de guias qualificados, sem o menor risco. Um passeio às piscinas naturais da vila é uma experiência única, principalmente para as crianças. Milhares de peixes ficam presos em meio aos recifes, podendo ser facilmente observados.

Onde ficar: O turista pode optar por se hospedar próximo ao centro da vila, geralmente em pousadas mais simples e de preços mais acessíveis, ou optar por um hotel com maior infra-estrutura, porém um pouco mais distante da vila. Eu optei por um hotel distante 3,5 km da vila, mas com excelentes opções (piscina, jogos, restaurante). Aos que desejam se hospedar longe da vila, existem taxis que cobram preço fixo e kombis que fazem o transporte de passageiros da cidade (esta opção não recomendo, apesar de ser muito barato, pois não estão preparados para atender o turista).

Artesanato: O artesanato da região é muito forte, com peças geralmente coloridas e exclusivas, costumam ser vendidas a preços bem mais altos do que se encontram em outros lugares do nordeste. Muitos se arriscam a vender produtos diretamente na praia, e mesmo esses vendedores autônomos costumam cobrar um pouco mais do que os artesãos de outras regiões.

Mergulho com cilindro ou snorker: O turista não pode deixar de conhecer a vida marinha. Mesmo aos iniciantes, recomendo o mergulho com cilindro. São feitos próximos às piscinas naturais, em locais sem ondas ou animais perigosos. O snorker deve ser item obrigatório na bagagem. Em toda a costa, somente com a água pela barriga, o turista já consegue apreciar inúmeras espécies de peixes, sendo o mais comum é o castanheta, também conhecido como sargento.

Transfer: Para os que viajam de avião, até o Recife, aconselho a contratar antecipadamente um transfer Recife-Porto-Recife. Em baixa temporada é muito tranquilo conseguir o transporte. Geralmente as empresas fretam taxi, são seguros e rápidos. Segue um link de transfer confiável: http://www.destinoportodegalinhas.com.br/porto-de-galinhas/passeios-em-porto-de-galinhas_transfer.php
Outros Passeios: A vantagem de ir para Porto de Galinhas, para as pessoas com tempo disponível, é aproveitar para conhecer outros lugares. De Porto existem passeios que levam para o Recife e Olinda. Se você tem tempo de sobra, aproveite para conhecer as outras opções de Pernambuco.

Agradecimentos: Gostaria de agradecer, em especial, a minha Tia Leila, Marco Antônio e Binha, que contribuiram para que minha temporada em Porto, Recife e Olinda se tornasse ainda mais surpreendente. Adoro vocês!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários ou dúvidas!