Bonito - Mato Grosso do Sul

Viajar para Bonito, cidade que fica a 330 quilômetros de Campo Grande, pode ser uma das experiências mais marcantes daqueles que curtem estar próximos da natureza.


O viajante é convidado à reflexão, e deve se considerar um afortunado pela possibilidade de explorar tamanha riqueza.

Onde ficar: Existem muitos hotéis e pousadas na região. A cidade possui muitos atrativos, então, aconselho a não perder dinheiro se hospedando em locais com grande estrutura (área verde e piscina, por exemplo). É um desperdício estar em Bonito para curtir o local de hospedagem. Os preços geralmente não são convidativos, mas existem pousadas de baixo custo. Prefira as que ficam próximas ao centro, o que facilita a locomoção quando você precisar fazer um lanche ou um passeio pelo comércio local. Eu me hospedei na Pousada Bonsai, com ótima localização e decoração duvidosa, mas com atendentes bastante solícitos e uma agência de viagens dentro da pousada que facilita a compra dos bilhetes de entrada aos pontos turísticos da região. Situa-se próximo a praça central da cidade, possui estacionamento individualizado para cada hóspede e é um local que recomendo. O ponto fraco da Pousada é a música "relaxante" que se escuta no café da manhã, cujo volume incomoda até mesmo os mais tranqüilos. Para aqueles que preferem uma viagem mais econômica, conheci algumas pessoas que se hospedaram no hostel da cidade e ficaram bastante satisfeitas.
Seguem os links:
http://www.hotelbonsai.com.br/site/ 
http://hostelbonito.com/index.php?idcanal=189.

O que fazer: A região de Bonito é muito especial e possui atrativos para todos os gostos. Os valores dos passeios são tabelados, o que significa que não adianta sair de agência em agência tentando comprar voucher por valor menor. Também não há venda de entradas nas atrações turísticas, você deve comprar o voucher na cidade antes de se aventurar pelas estradas da região. Há necessidade de locação de carro, já que os preços não incluem transporte. Para alguns lugares você pode se aventurar de moto-taxi ou alugar um taxi, a segunda opção geralmente não compensa financeiramente. Outra opção é combinar com as agências locais um receptivo para o passeio, mas geralmente custa praticamente a diária de um carro popular quando contratado para duas pessoas. Se for alugar um carro, dê preferência a alugar em Campo Grande, pois em Bonito o custo fica muito maior. Em regra geral, aconselho a fazer um passeio de cada estilo, ou seja, flutuação em rio, passeio em fazenda da região, descida de bote no rio, uma visita à gruta e, na cidade, visite o aquário da cidade e o Projeto Jibóia. Um dos atrativos mais baratos da região é o Balneário Municipal. Eu particularmente adorei o lugar. Possui boa infra-estrutura, com restaurantes e banheiros públicos e ainda muitos animais (araras e peixes). Você pode alimentar os peixes e ainda tirar fotografias subaquáticas. Você pode alugar roupas de neoprene e snoker, e ainda alimentar os peixes com rações vendidas no próprio balneário. Entre os atrativos disponíveis, destacam-se: Balneário Municipal, Buraco das Araras, Reserva Ecológica Baía Bonita, Gruta do Lago Azul, Rio Formoso, Rio Sucuri.
Esse é parte de um vídeo filmado no Aquário Natural, na Reserva de Baía Bonita. Chegue as sete da manhã e seja um dos primeiros visitantes do dia. O passeio que dura em média 40 minutos eu realizei em 2 horas, sem pressa nenhuma, porque era baixa temporada e não tinha outros grupos para realizar o passeio. Foi perfeito! Seguem dois links com todos os passeios de Bonito:

Outras Dicas de viagem:
1- O tempo de permanência deve ser de pelo menos quatro dias em Bonito, assim você terá a oportunidade de fazer ao menos um passeio de cada tipo;
2- Não esqueça de levar repelente para mosquito e protetor solar. Em algumas situações não poderão ser usados para não poluir os rios;
3- Procure viajar em baixa temporada, onde os preços são mais razoáveis. Em geral os preços são bem salgados em Bonito;
4- Não deixe de conversar com a população local, aproveite a oportunidade quando estiver passeando pelo comércio. Não se espante se for convidado para tomar um café na casa de alguém;
5-Faça reservas antecipadas dos passeios;
6- Evite alugar um veículo na cidade, se for de avião até Campo Grande, prefira locar o veículo no aeroporto. Outra dica importante é alugar o veículo pela internet, o que fica mais barato;
7- Leve roupas leves e tênis;
8-Aproveite para experimentar a carne de jacaré. Gostei do restaurante "O Rei da Carne de Jacaré", próximo a praça, indo em direção à Campo Grande.
9-Se alugar o carro em Campo Grande, dê preferência para viajar até Bonito durante o dia. São muitos os animais que atravessam a rodovia e você precisará de cuidados. O asfalto é bom e a sinalização é razoável (mas nada que dificulte a viagem).
Segue o link:
http://www.aluguebrasil.com.br/2010/
http://www.locacaodeveiculos.com.br/hertz/reservas.htm

4 comentários:

  1. Adorei o seu blog, realmente suas dicas foram muito úteis. Não vejo a hora de fazer minha viagem!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre que legal o blog, pra quem gosta de viajar a viagem começa no planejamento e é retomada cada vez que falamos ou escrevemos sobre ela, né?! Eu adoooro. Segue minha contribuíção:
    O Restaurante CANTINHO DO PEIXE é um atrativo a parte em Bonito. Das 5 vezes que fomos a Bonito, durante o dia cada passeio era um mas a noite o jantar certamente era nesse restaurante. Um peixe de primeira, maravilhoso. Inclusive indicado várias vezes pelo Guia 4 rodas. Vale a pena conferir. Fica numa rua escondidinha, local discreto, mas qualquer um sabe indicar.
    Um abraço,
    Sabrina

    ResponderExcluir
  3. Você viu algum camping nessa cidade???

    ResponderExcluir
  4. Não, infelizmente não conheci nenhum camping em Bonito. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários ou dúvidas!