Ouro Preto - Minas Gerais

"Oh! Minas Gerais!
Quem te conhece não esquece jamais
Oh! Minas Gerais!"
Ouro Preto é, segundo a UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. É História pura, escrita em cada pedra de calçada, em cada telha feita nas coxas dos escravos, nos seus beirais, tudo ali, de graça, aos olhos dos que contemplam sua singularidade. Surgiu a partir de uma primeira pedrinha negra, que na verdade era ouro. Foi chamada de Vila Rica, depois virou Imperial Cidade de Ouro Preto em 1823, permanecendo capital de Minas Gerais até 1897, ano da inauguração de Belo Horizonte.
Ali se encontra o maior conjunto barroco do mundo, numa terra de ostentação, onde poderosas ordens religiosas competiam em construir igrejas, pura representação de poder na época.

Igrejas: Entre suas Igrejas, as que mais se destacam são: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição,
Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Francisco de Paula, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões e Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia. Entre todas, a que mais me impressionou foi a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Isso porque foi uma igreja construída para os negros, que não podiam entrar nas igrejas freqüentadas pelos brancos. Sua fachada em forma circular foi bastante sofisticada para a época e, existem histórias de que foi construída praticamente durante as noites, já que durante os dias os negros eram obrigados a trabalhar em outros ofícios. Por outro lado, a Igreja é bastante simples por dentro.

 Compras: Em Ouro Preto você encontra uma variedade de esculturas em pedra sabão. Existe uma feira permanente próxima à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Também há uma série de lojas especializadas em jóias e semi jóias, onde você pode adquirir um exemplar desenhado exclusivamente para você, feitas em peças em prata e ouro e pedras preciosas e semi-preciosas da região. Seu mercado de arte e antiguidades também é forte.

Eventos: Em fevereiro/março o Carnaval é forte em Ouro Preto, há desfile de escolas de samba, carnaval de rua e baile à fantasia. Em abril ocorre a tradicional festa da Semana Santa, onde um tapete de flores e serragem é confeccionado pela população. Também em abril se comemora a morte de Tiradentes e a Semana da Inconfidência. Em maio as igrejas comemoram o Mês de Maria. Em junho ocorrem as festas juninas, o Corpus Christi (onde novamente a população confecciona os tapetes de flores e serragem) e ocorre a amostra de cinema de Ouro Preto. Em julho se comemora o aniversário da cidade, o Festival de Inverno (onde ocorrem atividades artísticas e culturais). Em agosto é a vez da Padroeira de Ouro Preto, Festa de Nossa Senhora do Pilar. Em setembro ocorre a Semana da Pátria e a Festa das Cavalhadas. Em novembro ocorre a Semana do Aleijadinho, em homenagem ao artista.

Onde Ficar: Eu nunca me hospedei em Ouro Preto, uma vez que sua localização é muito próximo de Belo Horizonte, e, das tantas vezes que estive lá, fui pela manhã e voltei no final do dia. Mas deixo aqui um sítio que mostra alguns locais de hospedagem, e, inclusive, separa por preços: http://www.ouropreto.org.br.

Onde comer: A viagem até Ouro Preto chega a perfeição quando se conhece sua gastronomia. Nada melhor do que a comidinha mineira. Se você procura um lugar aconchegante, vá ao Chatet dos Caldos. Existem muitas opções e, certamente, quase todas são imperdíveis.

Como chegar: Ouro Preto fica somente a 98 km de Belo Horizonte, numa rota de pistas duplas e bem sinalizadas. Ir de carro próprio permite visitar cidades próximas, como Tiradentes, Mariana e São João Del Rey. Mas existem linhas de ônibus entre BH, por preços bem razoáveis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários ou dúvidas!