Pirenópolis - Goiás

Excelente opção para quem gosta de curtir momentos em plena natureza.

Pirenópolis é uma pequena cidade do Goiás, situada ao lado da Serra dos Pirineus, distante  150 km de Brasília e 120 km de Goiânia.  Próximo há inúmeras cachoeiras, o visitante pode caminhar pelo cerrado e visitar fazendas históricas. Pode curtir o clima de cidadezinha do interior na companhia de uma população muito agradável. A cidade é invadida por pessoas de Brasília nos finais de semana e feriados.

Pirenópolis foi fundada no ano de 1727 pelos portugueses que chegaram ao local a procura de ouro. A cidade foi tombada em 1989 e conta com um Centro Histórico muito preservado, com casarões e igrejas do século XVIII. Devido a sua localização geográfica, a cidade tem um enorme potencial turístico, com clima bastante agradável e centenas de cachoeiras que fazem a alegria dos apaixonados pela natureza. Além do turismo, o município explora a mineração do quartzito, conhecido como Pedra de Pirenópolis. O local conta com turismo bastante organizado e o viajante pode se dirigir ao Centro de Apoio ao Turista para obter informações sobre as cachoeiras, fazendas, restaurantes e guias de turismo.

O que fazer: Igreja Nossa Senhora do Rosário – Construída por volta de 1728 é o monumento mais antigo de Goiás. Passou por uma restauração recente por causa de um incêndio. Cine Pireneus – Construído em 1919 para funcionar como cinema, possui estilo neoclássico. Museu das Cavalhadas – Local onde o visitante pode conhecer o folclore típico da região. No museu o visitante pode conhecer as fantasias utilizadas nas cavalhadas.
Cachoeiras e Fazendas São inúmeras as cachoeiras e fazendas da região. Procure o Centro de Apoio ao Turista e escolha onde ir.
Cavalhadas – Considerada uma das festas mais bonitas do Brasil, acontece 50 dias antes da Páscoa. As cavalhadas são manifestações artísticas que representam a luta entre Mouros e Cristãos.
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim – Construída por volta de 1750, ainda preserva elementos originais da sua construção. Teatro de Pirenópolis – Edifício construído por volta de 1889, tornou-se Patrimônio Histórico em 1988. 

Artesanato: Em Pirenópolis o artesanato é típico goiano, rústico em madeira ou cerâmica e trabalhos em tecido. Além das lojas da cidade o turista conta com a popular feira de artesanato, que funciona durante as noites e praticamente durante todo o dia nos finais de semana e feriados.

Onde ficar: A cidade é repleta de aconchegantes pousadas. Eu posso indicar três boas opções: Pouso Sô Vigário – Localiza-se na Rua Nova, nº 25, no Centro, possui boa estrutura, com quartos agradáveis e excelente café da manhã. A área de lazer é pequena, com piscina e pouca área verde. Seus quartos são simples e bem limpos. Com um pouco de sorte o viajante pode ter contato com alguns animais silvestres, como por exemplo, micos que costumam aparecer nos jardins da pousada. Fica próxima à Igreja Nossa Senhora do Rosário. www.pousadaspirenopolis.com.br.
Pouso do Frade – Do mesmo proprietário do Sô Vigário, as duas pousadas possuem basicamente as mesmas características. A diferença entre elas é que o Pouso do Frade está melhor localizado, próxima à inúmeras lojinhas, bares e restaurantes. Fica na Rua Del Bonfim, nº 37, também no Centro. www.pousadaspirenopolis.com.br.
Quinta Santa Bárbara – Situada na Rua do Bonfim nº 01, a pousada conta com delicioso café da manhã e uma enorme área de lazer, com piscina e sala de jogos. Seu diferencial está na quantidade de animais silvestres que aparecem em suas dependências. Ali é fácil observar pequenos pássaros, cutias, micos, tucanos e muitos outros. Os quartos são simples e confortáveis. www.hotelpousadapirenopolis.com.br.

O que comer: Seria uma grande injustiça citar um ou outro estabelecimento aqui no blog, pois na cidade o que não falta são ótimas opções de degustação. Não deixe de tomar os saborosos sorvetes artesanais, como jabuticaba, tapioca, caipirinha, entre tantos outros. Pirenópolis ainda oferece variadas comidas goianas elaboradas em antigos fogões à lenha e o tradicional empadão goiano. Entretanto, injustiça ou não, existem lugares que precisamos comentar. Um passeio gastronômico e cultural incrível é ir logo pela manhã, a partir das 09 horas (quando inicia as atividades na fazenda), tomar um delicioso café da manhã sertanejo, composto com mais de 40 itens, com produtos produzidos na própria fazenda. Certamente neste dia você não vai precisar almoçar. Veja o cardápio no endereço eletrônico www.fazendababilonia.tur.br. Depois do café da manhã, você poderá se maravilhar com a história viva de uma fazenda construída pelos escravos negros que ali viveram em 1800. Se está procurando um lugar sofisticado para visitar, visite a Venda do Bento (www.vendadobento.com.br). Ali você encontrará um belíssimo museu, um mini zoológico e uma deliciosa comida a la carte. Outro local muito agradável, com mais de 70 pratos servidos no fogão à lenha e acesso ao Rio das Almas, o restaurante Pedreiras surpreende com o bom gosto de suas dependências. (www.restaurantepedreiras.com.br).
 
 
 
Quase um pirenopolino: 
Meus encantos por Pirenópolis tiveram início em meados dos anos 90, mas somente em 2011 estreitei minha relação com a cidade, quando parte do projeto de construção da minha casa foi concluído. Assim me tornei pirenopolino de coração e ensino a minha filha a amar as águas do Rio das Almas, que correm praticamente em nosso quintal. Não existe nada mais gostoso do que comer jabuticaba no pé ou simplesmente deixá-las ali para o bem-te-vi, o sabiá, o canário da terra...

Um comentário:

  1. Já fiz esse passeio e posso garantir que vale a pena. Pirenópolis é mesmo muito aconchegante, hospitaleira, bonita e histórica. Sem falar da natureza exuberante que cerca e até invade a Cidade. Valeu!

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários ou dúvidas!