Buenos Aires - Argentina

Ao som do tango, Buenos Aires é o paraíso dos brasileiros!

Floralis Genérica

Buenos Aires é uma cidade charmosa, plana e bem organizada. Sua arquitetura lembra alguns países europeus, como Paris e Madrid, onde o antigo e o moderno se misturam. Na parte central estão localizados os bairros mais típicos, como San Telmo, La Boca, Recoleta e Palermo. Existem museus, livrarias, parques, teatros, bares, restaurantes e as famosas confeitarias. Buenos Aires é muito fácil de ser visitada, dinâmica, movimentada, cheia de vida, perfeita para passeios a pé. É mais do que nunca a opção ideal para um passeio romântico.


Fotografia panorâmica da Avenida 9 de Julho, uma das principais avenidas de Buenos Aires. É uma das avenidas mais largas do mundo, possui 140 metros de largura. Recebeu esse nome para homenagear a data da independência do país. Abriga alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Praça da República, o Obelisco e o Teatro Colón.

O povo argentino: Viajar para Buenos Aires é esquecer aquelas piadas que geralmente são de mau gosto e, se possível, deixar o futebol de lado. Em geral nossos "hermanos" são muito agradáveis e sabem receber bem o turista. As pessoas que trabalham com o turismo são preparadas para receber o turista com respeito, e muitos falam o portunhol para facilitar a vida dos brasileiros. Quando saímos da rota turística, provavelmente poderemos ter contato com um ou outro hermano desagradável. É bem comum encontrá-los numa banca de revista ou no táxi, por exemplo. Mas no geral, o povo argentino sabe agradar o turista.

Motivos para escolher Buenos Aires: Geralmente o motivo principal para escolher a cidade como rota de destino são os preços convidativos. Muitas vezes uma viagem para a capital portenha pode custar mais barato do que uma viagem no Brasil. Os vôos diretos também são um grande incentivo para uma viagem rápida e tranqüila. A cidade não perde para muitas cidades européias, organizada, limpa, repleta de monumentos interessantes, possui uma noite agitada e inúmeras opções de lazer. Ainda dependendo da cotação do dólar, pode ser uma grande oportunidade de ótimas compras.

Monumento
Onde se hospedar: O que não falta em Buenos Aires são ótimas opções de hospedagem. É importante ter alguns cuidados na hora de escolher um hotel. Na minha opinião, um bom hotel em Buenos Aires tem que ser limpo, de preferência no centro, longe das avenidas barulhentas, um razoável café da manhã, próximo de uma estação de metrô e, preferencialmente, com aposentos reformados (com pintura em bom estado e piso sem carpetes). Se você não fuma, nunca esqueça de solicitar um quarto para não fumantes. A maioria dos hotéis que se localizam no centro funcionam em edifícios muito antigos, geralmente possuem quartos carpetados e mofo nas paredes. Nunca deixe para encontrar um hotel depois que chegar lá, mesmo em baixa temporada, os preços costumam ser mais salgados no balcão. Utilize sites como o www.clickhoteis.com.br para conhecer os estabelecimentos e ler a qualificação dos usuários. Com segurança eu posso indicar 02 hotéis na cidade que vão tornar sua viagem ainda mais agradável.
1 - Sheltown 525 : http://www.hotelsheltown.com.ar/pr/index.php
Localizado na zona mais movimentada da cidade, a poucos passos da Florida, possui excelente café da manhã. Gostei de tudo neste hotel. Atendimento de primeira.
2 - Hotel Napoleon: http://www.hotel-napoleon.com.ar
Com preço mais acessível, o café da manhã costuma ser mais simples. Mas a localização é boa, apesar da rua parecer um pouco estranha.

Onde ir:
Cemitério de Recoleta - A visitação ocorre das 8 até as 18 horas. Para mim, um dos melhores passeios da cidade, já que é um dos cemitérios mais lindos do mundo. Foi fundado em 1822 e é o mais antigo da cidade. Alguns sepulcros foram declarados Monumentos Históricos Nacionais. Algumas estátuas são obras de arte assinadas por importantes arquitetos e artistas. Podemos encontrar sepulcros de diversas personalidades, sendo o mais visitado, o sepulcro de Eva Perón, ex-primeira dama da Argentina. Na entrada do cemitério, o turista pode comprar um mapa de localização dos túmulos. Realmente um passeio imperdível.

Buenos Aires Design Center - Aproveitando o passeio por Recoleta, o turista pode caminhar do cemitério até o Buenos Aires Design Center, que fica uma quadra atrás do cemitério. Ali encontramos uma mescla de compras de produtos de decoração e ampla gastronomia, como o Hard Rock Café, por exemplo. Nas suas áreas externas o turista também encontra peças em esculturas expostas por artistas do país.

Jardim Botânico - Localizado em Palermo, o turista pode ir de metrô. A visitação é aberta de 8 até as 20 horas. Possui mais de cinco mil espécies de plantas e várias esculturas espalhadas pelos lindos jardins. O local é muito propício a lindas fotografias.





Zoológico de Buenos Aires - Saindo do Jardim Botânico, em poucos minutos de caminhada o viajante chega no Zoo da cidade. Ali os mais saudosos podem desfrutar da antiga mirinda. O Zoo abre todos os dias, das 10 às 18 horas. Foi inaugurado a mais de cem anos, com grande variedade de animais. Os elefantes ficam num lindo palácio, uma réplica do templo da deusa Nimaschi. O Zoo é um passeio imperdível para aqueles que podem usufruir alguns dias na cidade. Na entrada são vendidos alimentos próprios para os animais e, durante todo o passeio, o turista interage com várias espécies que estão acostumadas a receber o alimento.

Jardim Japonês - Se ainda restarem forças nas pernas, saindo o Jardim Zoológico você pode esticar o passeio até o Jardim Japonês. É um dos maiores do mundo, contando com lindos bonsais e espelhos d'água. Há um lago repleto de carpas e muitas flores típicas. O turista conta com uma confeitaria especializada em comida japonesa.

Planetário Galileo Galilei - Andando mais umas quadras do Jardim Japonês, não deixe de conhecer o Planetário da cidade. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, durante todo o dia. A sessão de visualização dos planetas acontecem sempre em espanhol, mas a facilidade de compreensão é tranqüila para nós brasileiros. Vale a pena sentar no gramado em frente ao Planetário antes de partir, ótima opção para descansar os pés de tanta caminhada.

Puente de la Mujer - Ponte retrátil que permite a passagem de embarcações que passam por Puerto Madero. Mede 160 metros de altura e foi inaugurada em 2001. Caminhar pela ponte a aproveitar para almoçar pelo bairro é um programa imperdível.

Faculdade de Direito - O edifício onde está localizado a Faculdade de Direito tem estilo dórico. Fica no bairro Recoleta e foi construído em 1949. A ordem dórica foi a primeira e é considerada a mais simples das ordens arquitetônicas da Grécia. O edifício é realmente muito bonito, ocupa uma área de 40 mil metros quadrados e abriga uma biblioteca, um museu e uma pinacoteca (museu que contém um acervo de pinturas).

Museu Nacional de Belas Artes - Localizado em Recoleta, o museu foi inaugurado em julho de 1896. Com ambientes espaçosos e muito bem iluminados, possui um magnífico acervo, um dos mais importantes da América Latina. A visitação vai de terça a sexta-feira, das 12:30 às 19:30 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 9:30 até as 19:30 horas.

La Bombonera - Este é o estádio do famoso Boca Juniors, o mais popular clube de futebol argentino. As arquibancadas são inclinadas e ficam muito próximas do campo, o que faz lembrar uma grande caixa de bombons. No local também funciona um museu que conta a história do clube.



Caminito - É a atração mais conhecida do bairro de La Boca. Foi construído por famílias pobres que utilizavam folhas de zinco para construções das casas que foram pintadas com restos de tintas das embarcações que ancoravam no porto.

Feira de San Telmo - Sempre aos domingos, das 10 horas da manhã até aproximadamente 17 horas, trata-se de feira de antiguidades tradicional na cidade. Ótima oportunidade para assistir shows de tango ao ar livre.

Casa Rosada - É a sede do Governo Argentino. Obra de Francesco Tamburini, arquiteto italiano, foi construída em 1894 seguindo estilo eclético italiano. Alguns dizem que a cor original foi obtida com a combinação de sangue de boi e cinzas de animais, mas não há comprovação.

Banco da Nação Argentina - Localizado na Praza de Mayo é revestino em granito e mármore no estilo greco-romano. Curiosamente, sua abóbada central é a terceira maior do mundo (perde apenas para o vaticano e para o Capitólio em Washigton).

Catedral Metropolitana - Belíssimo edifício concluído em 1822, com estilo neoclássico, foi inspirado no Palácio dos Bourbon em Paris. Abriga museu de arte sacra e o mausoléu do General San Martin, um herói da independência do país.  A fachada possui doze colunas simbolizando os apóstolos.

Banco da Nação Argentina
Catedral Metropolitana
Congresso Nacional - Sede do poder legislativo, foi projetado por Victor Meano em 1946. O edifício é realmente magnífico!  

Obelisco - Marco de recordações pátrias e atração principal da cidade. São 67,5 metros de altura. Muito utilizado para manifestações populares.

Teatro Cólon- Em plena atividade desde 1908 possui uma das melhores acústicas do mundo. Capacidade para 4.000 pessoas, abriga uma biblioteca e museu.

Teatro Cólon
Galerias Pacífico - Shopping localizado na Rua Florida, funciona desde 1990. Muito bonito, contém praça de alimentação com deliciosos cafés. Os preços não são muito agradáveis, mas vale o passeio.  Possui lindo painel artístico.

Teatro Citi: Localizado na Avenida Corrientes, sempre uma boa opção para assistir peças famosas com preços muito camaradas. Das vezes que estive na cidade, presenciei "A bela e a Fera" e "O fantasma da Ópera", musicais da Broadway.


Show de Tango - Existem diversas opções de shows. No balcão do hotel em que você irá se hospedar, os funcionários irão oferecer algumas opções. Apesar do preço geralmente salgado, eu acho que ir no Señor Tango é a melhor escolha entre as opções disponíveis. Hollywoodiano, o espetáculo é um sucesso na cidade. Está incluso no preço o transporte de ida e volta até a casa. Você pode optar por show com ou sem jantar. Recomendo que você jante em outro lugar e apenas assista ao espetáculo. Mais informações: www.senortango.com.ar.  Uma opção mais econômica é a Esquina Homero Manzi. O espetáculo é bem mais simples e eu escolhi o local para comemorar meu aniversário. Foram simpáticos, ofereceram um vinho por conta da casa e ainda um bolinho. Os músicos da casa ainda cantaram parabéns em espanhol. Escolhi apenas assistir ao espetáculo, sem jantar. Mas a casa nos presenteou com empanadas. Maiores informações:  www.esquinahomeromanzi.com.ar.

Rua Florida - Muito famosa, grande centro comercial. Não possui tráfego de veículos, o que permite tranqüilidade no momento de efetuar compras. Existem mais de 700 lojas e muitas galerias que vendem de tudo, principalmente roupas, sapatos e artigos em couro.
Congresso Nacional

Fragata Sarmiento: Fragata antiga que funciona atualmente como museu.

Floralis Genérica: A escultura foi instalada em 2002 na Plaza Naciones Unidas, em Recoleta. Feita de aço e alumínio, com cerca de 20 metros de altura, alcança uma harmoniosa integração entre natureza e tecnologia. Se destaca pelo sofisticado sistema fotoelétrico que regula seus movimentos. Diariamente, as seis pétalas abrem-se no início da manhã e fecham-se ao cair da noite, quando uma luz avermelhada acende-se dentro da flor.

Outros Locais: Buenos Aires é uma cidade muito eclética, e existem passeios para todos os gostos. Vou citar aqui algumas outras opções de visitação:
Museu das Belas Artes de La Boca
Museu Histórico de Cera
Mercado San Telmo
Plaza Dorrego
Fragata
Museu de Arte Moderna do Governo da Cidade
Museu Histórico Nacional
El cabildo de Buenos Aires
Museu Histórico Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo
Farmácia de La Estrella
Museu Etnográfico Juan B. Ambrosetti
Café Tortoni
Teatro Avenida
Palácio Barolo
Plaza Lavalle
Estádio Luna Park
Plaza San Martin
Basílica del Santísimo Sacramento
Centro Cultural Recoleta
Biblioteca Nacional

Porto Madero
O que comer:  Um dos principais prazeres dos argentinos é comer bem. Existem inúmeros restaurantes e cafés, para todos os gostos. Em Buenos Aires você encontra comida do mundo inteiro. O acompanhamento principal das refeições é a batata, e as empanadas são as entradas mais encontradas nos restaurantes da cidade. Mas o melhor é a carne argentina. Esqueça esse conceito brasileiro de churrascaria. Em Buenos Aires não existe o sistema de rodízio. O cliente escolhe o corte que deseja degustar. Aproveite o chorizo, um contrafilé grande e suculento. Outro corte muito interessante para pedir é o lomo, conhecido no Brasil como filé mignon. O turista pode aproveitar a parrillada, um churrasco misto que contém fígado, rins, tripa, teta e outros miúdos. É muito exótico para o meu paladar! Aproveite cada momente à mesa para desfrutar de todas as delícias, seja na entrada, prato principal ou sobremesa. Como sobremesa você encontra todo tipo de doce, como sorvetes, panquecas, doce de leite, salada de frutas e muito mais. A região de Porto Madero reserva muitos restaurantes extraordinários. Não esqueça de degustar os vinhos nacionais.

Principais dicas para aproveitar melhor a cidade:
1ª. Hospede-se no centro, já que a maioria dos pontos turísticos importantes estão ali.
2ª. A cidade é perfeita para ser percorrida a pé, então, prepare-se para andar muito, não esqueça um ótimo tênis;
3ª. Você não precisa alugar um carro. Utilize o metrô ou vá de táxi, os preços são bem acessíveis;
4ª. Peça um roteiro da cidade no hotel;
5ª. Se você curte arte, vai estar no lugar certo. Aproveite as esculturas espalhadas pela cidade;
6ª. Aproveite a carne argentina;
7ª. Aproveite os restaurantes de Porto Madero;
8ª. Se não for fumante, evite conhecer o Casino de Porto Madero, vai encontrar ar poluído e um bando de viciados;
9ª. Não deixe de assistir ao menos duas apresentações de Tango: uma em restaurante popular e outra em casa luxuosa;
10ª. Para uma viagem rápida, os principais passeios são: El Caminito, Cemitério Recoleta, Feira de San Telmo, Plaza de Mayo e Florida;
11ª. Nunca troque moeda no aeroporto, no guichê próximo a esteira rolante, pois a cotação é péssima para nós brasileiros;
12ª. Nunca utilize táxi não registrado, corra dos taxistas que oferecem o serviço;
13ª. Nunca entre em um táxi sem dinheiro bem trocado, e nunca dê ao taxista uma nota alta. Ele não terá troco e ainda  vai tentar te devolver uma nota falsa;
14ª. Antes de se empolgar e sair comprando na Florida, ande pela Corrientes e Cordoba, e, se possível, desça no metrô longe do centro e conheça o comercio que os próprios argentinos estão acostumados a comprar;
15ª. Prepare-se para pagar os 10% dos garçons em dinheiro, lá não passam a "propina" no cartão de crédito.

Cemitério de Recoleta
La Bombonera
Casino
Zoológico
Buenos Aires Design Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários ou dúvidas!